terça-feira, 14 de junho de 2011

MANIFESTANTES SERVEM PIZZA EM FRENTE A CAMARA DE SORRISO MT

 Quem passou em frente à Câmara de Sorriso, enquanto acontecia a sessão, percebeu a crise política do município.


A situação é gravíssima e eles (se referindo ao grupo do atual prefeito) sabem disso, resumiu o presidente da Casa, Luiz Fabio Marchioro.


O suplente de vereador Cícero Zimermam -Conhecido na camara  pela passagem polêmica no ano passado - na companhia de alguns colegas e com nariz de palhaço, serviu pizza na frente da Câmara causando um tumulto entre os vereadores . Segundo Zimermam, uma manifestação representativa à população sorrisense. E assim faremos todas as segundas-feiras. Enquanto
o presidente da casa não tomar uma atitude serviremos pizza aqui em frente, afirmou o manifestante.

Ao saber do manifesto, o vereador Jaburu foi à barraca e disse que comeria da pizza e só não comeu, segundo ele, porque a pizza servida estava fria.

Dentro do parlamento o resultado foi visto na tribuna. Chagas Abrantes, que também aparece nas gravações, chamou o prefeito e seus assessores de formadores de quadrilha. Posso dizer isso que sei que são quadrilheiros, disparou o parlamentar.


O corregedor da casa, vice-presidente da Câmara, Leocir Faccio, se comprometeu a começar a ouvir os envolvidos. Defendendo que é uma atitude para tentar melhorar o clima. Já mandamos o comunicado ao Zilton Mariano e o Santinho que realizaram as gravações. Queremos saber os detalhes de como tudo isso aconteceu, afirmou Faccio.

O Escândalo

No início deste ano, o atual presidente

 da Câmara, Luiz Fabio Marchioro, mostrou interesse em cessar as discussões ásperas e foi ao gabinete do prefeito Chicão Bedim com o objetivo de selar a paz, mas não durou muito tempo. Em 28 de fevereiro de 2011, na primeira sessão do ano, as contas do executivo foram reprovadas por oito votos a dois.

Com isso o atual prefeito e seu vice ficariam inelegíveis por oito anos além de pagar multas e responder processo. A reprovação aconteceu mesmo depois do parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado que é responsável pela fiscalização técnica dos gastos públicos.

Logo em seguida, foi veiculado em um site de vídeos na internet gravações onde o vereador Gerson Frâncio, o Jaburu, pede 400 mil reais ao secretário Santinho Salerno para aprovar as contas do exercício de 2009.

Em outra conversa gravada pelo então secretário de Governo, Zilton Mariano, aparece a vereadora Roseane Marques. Ela pede dinheiro e emprego para seu namorado. Mas a vereadora se preocupa em como irá buscar a propina.

Na época o vereador Jaburu foi quem assumiu toda a culpa e segundo ele, buscava provas para juntar a um processo onde ele acusa o prefeito Chicão Bedim de oferecer dinheiro em troca de apoio político na Câmara de Vereadores.

Na sessão de ontem, Gerson prometeu documentos que provam que ele poderia realizar gravações das conversações autorizadas pelo Ministério Público. Vou consultar meu advogado para saber se posso divulgar publicamente o documento, e se for possível, vou provar que investigava o prefeito, disse Jaburu em tom de ameaça.

Há poucos dias, um grupo que se intitula Amigos de Sorriso, foram até a casa de leis de posse de um documento com mais de 800 assinaturas pedindo mais agilidade por parte da Câmara na punição de supostos culpados. Recebidos pelo presidente Luiz Fabio e pelo corregedor vereador Leocir Faccio. Advogados que estudaram o regimento interno da casa disseram que já existem provas o bastante para distinguir culpados de inocentes.



Dias depois uma cena inusitada em uma das principais Avenidas de Sorriso. Uma arapuca com faixas insinuando corrupção dos vereadores chamava atenção de quem passou pelo local.

0 comentários:

Postar um comentário